O Gênio de Ludwig von Mises!

Ludwig Heinrich Edler von Mises (Lviv, 29 de Setembro de 1881 – Nova Iorque, 10 de Outubro de 1973) foi economista teórico, de nacionalidade austríaca e, posteriormente, americana, que foi membro da Escola Austríaca de Pensamento Econômico. É conhecido principalmente por seu trabalho no campo da Praxeologia, o estudo dedutivo das ações e escolhas humanas.

Defensor da liberdade econômica como suporte básico da liberdade individual, em seu livro A Ação Humana (1949) e em outro denominado A Mentalidade Anticapitalista (1956), Mises expõe as posições epistemológicas e metodológicas que caracterizam a Escola Austríaca: concepção subjetiva de valor, individualismo metodológico e praxeologia.

Além disso, dedicou-se à crítica do Socialismo enquanto sistema econômico, por considera-lo inviável em razão de não apresentar mecanismos de fixação de preço pelo mercado (problema do cálculo econômico).

Embora seu trabalho tenha sido amplamente ignorado até meados do século XX sua obra tem experimentado um certo aumento de popularidade, embora mesmo pensadores ligados ao liberalismo clássico o acusem de ser “um filho do Iluminismo nascido por engano no século XX”.

Ludwig Heinrich Edler von Mises (1881 – 1973; 92 anos).

Porém, não é assim que podemos verificar numa releitura adaptada ao nosso tempo e que vem sendo preservado pelo Instituto Mises Brasil que aponta os fundamentos da Escola do grande Economista de modo genial em espaços bem alinhados, como podemos conhecer nos seguintes espaços de relevância:

(1) Visite o Site do Instituto Mises em https://www.mises.org.br/

(2) Visite o Site endereço que expõe a criação do Instituto: https://pt.wikipedia.org/wiki/Instituto_Ludwig_von_Mises_Brasil

(3) Farte-se com ampla exposição das ideias da Escola Austríaca de Economia, na abordagem de brasileiros que tem estudado Mises com muita acuidade em https://www.youtube.com/channel/UCb9T91q727Ld4c3lqq3w6Xw – inclusive neste link há um extenso Curso sobre os fundamentos da Escola Austríaca de Economia, totalmente liberal e antisocialista! Material valiosíssimo para quem é da área!

Eu sou um cuidadoso estudante de Economia pela UNOPAR e tenho alinhado minha atenção dentro desta perspectiva que é defendida por Mises em sua amplitude; da mesma forma que estou me aproximando cuidadosamente da Escola de Chicago – que será objeto de outra postagem nossa aqui em nosso Espaço.

Quero sugerir aos amigos que queiram conhecer a biografia do notável filósofo, advogado, economista e professor em pauta, visite este Artigo: https://www.mises.org.br/Article.aspx?id=33

Saúde!

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *